Para fazer sua inscrição em um dos minicursos clique no título do minicurso de sua preferência e preencha o formulário digital.
As inscrições nos minicursos poderão ser realizadas até o dia 12 de novembro de 2018 (primeiro dia do evento).
A taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00, é única, você não precisa pagar a mais para fazer os minicursos, o pagamento deverá ser realizado no credenciamento do evento.
Os minicursos terão uma carga horária de 8h e ocorrerão nos dias 13 e 14 de novembro no horário das 8 às 12 horas da manhã.
Coordenação: Guilherme Gonzaga Bento (UFU)
A partir da epistemologia implantada pela denominada “nova história
política” e tomando a imprensa como instrumento de manipulação de
interesses e de intervenção na vida social, além de construtora do
imaginário social e político, o presente minicurso pretende articular o
estudo da imprensa, especialmente a escrita, seja ela como fonte ou
objeto, na esfera epistemológica dessa nova história política, de forma a
contribuir metodológica e teoricamente para a construção do
conhecimento histórico, no que diz respeito as relações de poder
construídas no Brasil ao longo do tempo, entre o poder político
institucional e o poder político dos meios de comunicação de massa.
Minicurso 2 - História e documentário: experiências teóricase práticas
Coordenação: Roberto Camargos (UFTM)
Estimular a experimentação, o aprendizado, a produção e a valorização do
audiovisual como meio privilegiado para a construção de reflexões sobre
a identidade, a memória, as situações e condições sociais.
Apresentação | a linguagem audiovisual | a proposta da oficina | cinema
de baixo custo | documentário: mídia, memória, identidade | preparação
de roteiro + captação | pré-produção (roteiro, preparação de equipe,
agenda etc.), produção (captação, iluminação, áudio), pós-produção
(montagem, tratamento, renderização etc.) | conceitos | ferramentas
(software proprietários e livres) | equipamentos | imagens HD x "idéias
HD" | roteiro, captação e experiências de entrevistas | montagem,
edição, finalização.
Coordenação: Carlos Manoel Passos Vaz Junior (Unesp-Franca)
A proposta do curso é analisar a intersecção dos discursos poético e
histórico. Seguimos o debate que se constrói a partir da Nova História e
da inserção de novas perspectivas e fontes para a historiografia, além
disso, focaremos na análise da estetização do político presente nos
debates frankfurtianos, além dos estudos de linguística e do texto
literário do estruturalismo de Barthes. Essas intersecções serão feitas
para estabelecer aproximações dos discursos tendo em vista os jogos
políticos e o estabelecimento da democracia na América Latina como um
campo de visão extremamente pertinente para essas possibilidades de
análise.
Minicurso 4 - “Idade Média, um fantasma irrequieto”:Medievalismo, Neomedievalismo e Pós-Colonialismo, perspectivas teóricas e práticas
Coordenação: Luiz Felipe Anchieta Guerra (UFMG)
A Idade Média é um fantasma irrequieto, sempre vivo nas mais diversas
representações — do Senhor dos Anéis e Game of Thrones aos muitos
documentários da televisão a cabo; do britânico que, em 2011, caminhou
de Worthing (em Sussex) até o Palácio de Buckingham para comparecer ao
casamento régio vestindo um conjunto completo de armadura, espada e
escudo, até a constante presença da figura de Carlos Magno na literatura
de cordel do Nordeste brasileiro — o medievo é algo constantemente
presente, mesmo quando não nos damos conta disso.
Para se referir a isso cunhou-se o conceito de “medievalismo”.
Diferentemente dos estudos medievais, o campo dos “estudos do
medievalismo” (medievalism studies) se encarrega do “estudo das
respostas à Idade Média em todos os períodos desde que a ideia de
medieval começou a se desenvolver”, como aponta Thomas Alan Shippey. É
importante ressaltar que o estudo dos medievalismos não consiste em
apontar ou combater estereótipos sobre o período, mas sim em constatar e
tentar compreender melhor a presença que a dita “cultura medieval”
ainda exerce nos dias de hoje, e, também, como essa cultura se trata,
muitas vezes de uma construção a posteriori.
Este minicurso visa introduzir os participantes ao campo dos “estudos do
medievalismo” - o ramo que mais cresceu dentro dos estudos medievais
nos últimos 30 anos-, e discutir os principais aspectos teóricos e
metodológicos, além das perspectivas de estudos dentro dele.
Para isso, as atividades serão divididas em dois dias (4 horas em cada),
sendo o primeiro utilizado para uma discussão mais teórica e
introdutória, porém permeada por exemplos práticos. Nesse dia,
tentaremos definir o que é “medievalismo”, fazer um breve histórico
dessa corrente de estudos (que não se limita à historiografia) e abordar
alguns conceitos oriundos de outros campos e escolas, mas que tenham
alguma relação ou diálogo forte com o medievalismo. Dentre esses,
detectam-se os conceitos de representação e imaginário, mas
principalmente o Pós-Colonialismo, a Psicanálise e alguns outros
conceitos dos Estudos Culturais ingleses.
O segundo dia será de caráter mais prático, voltado para estudos de caso
utilizando fontes, entre elas principalmente revistas
(Superinteressante, Mundo Estranho, etc), grupos de mídias sociais
(memes, Facebook, Whatshapp), e audiovisuais (cinema e tv). Com isso, os
conceitos e abordagens tratados no primeiro dia serão ilustrados e
aplicados na prática.
Coordenação: Maíra Rosa Peixoto (UFU) e Luana Rodrigues
(UFU)
Revelar a memória do teatro em Uberaba a partir de visitas
performativas aos equipamentos culturais da cidade.
● Instigar modos de reinvenção e ação do Teatro em Uberaba através de
oficinas de intervenção e performances urbanas
● Discutir temas pertinentes tais como– Memórias Teatrais e suas formas e
ações frente as políticas culturais; Democratização do espaço da
cidade; Formas de ação através do teatro;
● Incitar a necessidade de trabalharmos a memória como forma de
resistência e expressão pelo Teatro.
Minicurso 6 - Perspectivas dos Estudos de Gênero
Coordenação: Leandra Domingues Silvério (UFTM)
Refletir sobre a questão de gênero na sua pluralidade de sujeitos e
abordagens históricas. Pensar historicamente lutas, organizações,
movimentos sociais, resistências e conquistas de direitos sociais em
torno da questão de gênero. Analisar os retrocessos que ameaçam as
conquistas históricas em torno da temática e o lugar da educação nesse
processo. Pensar ações concretas no combate às formas de opressão,
dominação, discriminação e preconceito de gênero.
Minicurso 7 - História e Cinema na sala de aula: Debatendo o fascismo
Coordenação: Wagner da Silva Teixeira (UFTM)
Este minicurso é uma iniciativa do projeto de extensão universitária
“Cine Cultura UFTM”, tem por objetivo principal debater o uso do cinema
como ferramenta pedagógica no ensino de história. Além disso, este
minicurso tem por objetivo específico debater por meio do cinema, o
fascismo como expressão de uma ideologia política autoritária, surgida
na primeira metade do século XX e presente ainda no mundo contemporâneo.
O minicurso terá como conteúdo os seguintes temas: O uso do cinema na
sala de aula no ensino de História, o que é fascismo, o cinema e o
fascismo, assistindo e debatendo o fascismo por meio do cinema: estudo
de dois filmes: “A Onda” e “Ele está de volta”. O filme “A Onda” é um
filme alemão de 2008, dirigido por Dennis Gansel, “Ele está de volta” é
um filme também alemão de 2015, dirigido por David Wnendt. No primeiro
filme acompanhamos o “experimento” de um professor com uma turma de
alunos e no segundo Adolf Hitler acorda na Alemanha contemporânea. Ambos
os filmes colocam em debate as ideias autoritárias em torno do fascismo
e seus impactos, sobretudo, sua inserção e sua recepção na sociedade
contemporânea. Os filmes são indicados para serem usados no terceiro ano
do ensino médio.
Minicurso 8 - A história do tempo presente e ahistoriografia
Coordenação: Rochelle
Gutierrez Bazaga (UFU)
O presente minicurso pretende discutir e apontar caminhos para os
estudos relativos a história do tempo presente e a sua relação com a
historiografia,a partir dos estudos da história política renovada, além
da construção da sua trajetória e a discussão do próprio conceito que
está em constante debate e transformação. Pretende-se ainda discutir a
noção de memória a partir da perspectiva do presente, uso de fontes,
história oral, e as diversas possibilidades de atuação do historiador
frente a esta perspectiva.
Observação: Para o minicurso ser viabilizado ele terá de ter pelo menos 10 inscritos.
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